Search

Strava Cycling

Strava Cycling

Condições de teste

Dispositivo utilizado / Versão do App

iPhone 4 / 3.3
Strava Cycling
  • Interface
  • Conteúdo
  • Ferramentas
  • Utilidade
  • Multimídia
  • Custo/Benefício

Summary

Resumo: Ótimo aplicativo para quem quer se animar a pedalar! Saia do sedentarismo e vá pedalar!

4.3
User Rating: 5.0 (1 votes)
Sending

O Strava Cycling é um app para o praticante de ciclismo, o uso da gamification, tornam as pedalas ficam mais prazerosas para o ciclista.

Ciclismo é uma atividade física bastante indicada, principalmente para quem quer começar a desenvolver hábitos saudáveis. Contudo, a animosidade para tal tarefa muitas vezes acaba por não ter muito estímulo, ainda mais quando somos um dos únicos a se desafiar na bicicleta numa grande cidade. O aplicativo Strava surge para gerar ânimo em quem quer pedalar cada vez mais, e se tornar um ciclista.

A partir do seu smartphone, o aplicativo Strava vai apontar dados interessantes ao final do seu percurso de bike. O esquema do app é a utilização de um GPS, que irá acompanhar seus pontos de passagem, calculando diversas variáveis. Ao fim do trajeto, o Strava vai mensurar dados relevantes como a distância percorrida por você, a velocidade média, a velocidade alcançada em algumas subidas, etc.

Veja as principais características do aplicativo para ciclismo, que o classificam como gamification:

Segmentos: No próprio smartphone, o ciclista poderá determinar um segmento como, por exemplo, “volta na ciclofaixa” ou “volta na cidade universitária”. Ainda existe a possibilidade de você mesmo criar o seu próprio segmento, através das informações contidas no GPS.

Conquistas: Se você obtiver o melhor percurso dentro de um segmento, você ganhará um título (“KOM” = king of mountain), além do Strava registrar seus próprios recordes no ciclismo.

Rankings: Também ficam registrados (dentro do sistema) as conquistas de todos os que já passaram por determinado segmento. Ou seja, você terá acesso a todos os seus rankings pessoais.

Seguidores: O aplicativo Strava também é uma rede social. Suas conquistas serão notificadas por seus amigos virtuais, e vice-versa.

Odômetros: Uma espécie de contador com totais de pedaladas, quilômetros percorridos, num total por semana, mês, ano, etc. Informações importantes para o praticante de ciclismo.

Comparativos: No mesmo aplicativo Strava, você poderá comparar suas conquistas em vários trechos com as conquistas de qualquer outra pessoa, inclusive um ciclista profissional, que também utiliza o Strava, funcionando como uma disputa saudável e prazerosa.

Online: Plataforma online para acompanhamento dos seus treinos, e de seus amigos.

Ao conversar com uma pessoa que pratica o ciclismo de maneira profissional, chegamos à conclusão de que o Strava Cycling é o melhor aplicativo para gestão de treinos que temos disponível, porém os profissionais o utilizam junto à dispositivos extras, como o Garmin.

Prós

  • Grátis (no momento da avaliação)
  • Uso da gamificação para aumentar o engajamento e aderência
  • Possibilidade de comparar seu desempenho com outros usuários, ou até mesmo ciclistas profissionais

Contras

  • Apenas em Inglês
  • Não funciona para bicicletas indoor (academia ou casa)
  • Ausência de vídeos e animações motivacionais
  • Não tão completo para o ciclista profissional

Termo de responsabilidade

Este post não estabelece, nem pretende estabelecer uma relação médico-paciente com nenhum usuário. Não substitui o aconselhamento profissional, e nem uma avaliação pessoal com seu médico. Ele não fornece uma declaração definitiva sobre o assunto abordado. Antes de usar esses aplicativos, consulte seu médico ou profissional de saúde quanto ao uso desses softwares.