Search

SmartBand SWR10

SmartBand SWR10

A pulseira que quer saber tudo da sua vida!

A SmartBand SWR10 é a nova pulseira inteligente lançada pela SONY na tentativa de concorrer também no mercado de dispositivos vestíveis.

Ela é uma pulseira inteligente que funciona como um assistente de atividades físicas. O funcionamento é bem simples: você coloca o aparelho no seu pulso e ele começa a coletar dados relacionados aos seus esforços físicos.


Design:

O kit é composto por duas pulseiras e a pequena peça que se comunica com o smartphone, chamada Core. A Sony diz que ele é o menor gadget do mundo, por isso é bom mantê-lo dentro da pulseira para não correr o risco de perdê-lo.

O Core é encaixado na pulseira do mesmo modo que o Flex, da Fitbit. Existem algumas vantagens nesse sistema: se a pulseira estragar o prejuízo é menor, e quem gosta de mudar o visual com frequência pode comprar modelos de outras cores, e trocá-las.

O encaixe é firme e a qualidade da pulseira, boa. Ela se fecha por dois pontos de encaixe que, do lado inverso, tem a forma de um círculo prata com ranhuras em radial e o logo da Sony. A pulseira está disponível em dois tamanhos para servir com conforto em qualquer usuário.

O Core e as pulseiras são à prova d’água, característica importante em um gadget que, entra constantemente em contato com a água e suor, pois parte do Core fica em contato com a pele.

A principal diferença da SmartBand para produtos similares encontrados no mercado é a inexistência de qualquer tipo de painel. Não é possível ver as horas no dispositivo. Por mais que o usuário saiba disso desde o início, por vezes, vai se pegar olhando para o acessório buscando um relógio ou procurando alguma informação sobre a notificação do celular que fez a pulseira inteligente vibrar.

smartband - pulseira inteligente
smartband - pulseira inteligente

Resistente à água e a poeira:

A pulseira inteligente resiste a algumas faxinas, banho diário e a uma boa pia de louça suja. No Manual do Usuário do acessório, a Sony explica que essas classificações de IP específicas significam que a SmartBand é resistente à poeira e protegida contra jatos de água de baixa pressão e efeitos de imersão em água doce por 30 minutos em uma profundidade de até três metros.

No entanto, a empresa recomenda que “você evite a exposição desnecessária a ambientes com poeira, areia ou lama em excesso ou a ambientes úmidos com temperaturas extremamente altas ou baixas. A capacidade impermeável da microporta USB não é garantida em todos os ambientes ou condições. Nunca submerja seu SmartBand em água salgada ou deixe que a microporta USB entre em contato com água salgada”. Ou seja, nada de entrar no mar com o dispositivo e nem de lavá-la com detergente. Produtos químicos também são proibidos.

A Sony diz que o usuário pode usar o acessório em um rio ou lago de água doce e também em piscina de água clorada, mas é bom lembrar que o micro USB não tem nenhum tipo de proteção além da pulseira de borracha.

smartband - pulseira inteligente

Comunicação:

A SmartBand se comunica com smartphones rodando Android 4.4 via Bluetooth 4 Low Energy (BLE), inclusive com aparelhos de outras fabricantes que não a Sony. A conexão é feita via NFC e não poderia ser mais fácil: basta encostar o Core no smartphone e seguir os passos exibidos na tela. Um app gratuito da Sony, o Lifelog, registra as atividades e serve de interface para analisar as estatísticas, que vão muito além dos passos dados pelo usuário.

Interface do Core: Composta por um botão físico, uma superfície sensível a toques e três LEDs indicadores, além da vibração que, para um dispositivo de 6G, é bem potente, ótima como despertador e para avisar sobre novos e-mails e quando a conexão com o smartphone é perdida.


Funcionalidades:

A pulseira inteligente faz mais do que computar as calorias gastas em corridas, por exemplo. A pulseira da Sony consegue registrar dados de toda a sua rotina diária, mostrando se você dormiu bem, identificando movimentos feitos e até meios de comunicação utilizados dentro das últimas 24 horas.

Além de tudo isso, o aparelho também envia notificações por sinais de luz e por vibrações, de modo que você pode conferir se alguém ligou para o seu celular, se há mensagens para responder ou itens para serem consultados em redes sociais. Outras possibilidades são trocar de músicas e utilizar apps de terceiros.

Pressionando o botão é possível parar o alarme, gravar um “marcador da vida”, usar a SmartBand como extensor do smartphone e mudar o modo do Core. São dois modos, um diurno e outro noturno, sendo que nesse último ele passa a registrar a qualidade do seu sono.

A SmartBand não tem um mecanismo inteligente para alternar entre eles; ou é o manual, ou um automático, com horários pré-definidos no app do smartphone, o que funcionaria bem apenas para aqueles que deitam e se levantam na mesma hora todos os dias.

smartband - pulseira inteligente

Como usar:

Um toque no botão grava um “marcador da vida”, que grava, no Lifelog, a hora, temperatura e local, e permite escrever uma mensagem. Acaba funcionando como um diário com meta dados. A superfície do Core é sensível e pode funcionar para controlar músicas ou como disparador remoto da câmera. Os LEDs apontam estados e alterações neles, mas é preciso decorá-los aprendendo o que cada combinação significa durante o uso mesmo.

A luz de notificação A, a mais próxima da tecla liga-desliga, se refere à bateria: quando ela pisca continuamente significa que o carregamento está em andamento. Assim que o dispositivo estiver totalmente energizado, o LED aparece ligado. Além disso, é a luz A que pisca por seis segundos quando o usuário recebe uma mensagem.

As outras luzes servem basicamente de apoio, para identificar se a pulseira está no modo diurno ou no modo noturno. Quando o usuário aperta a tecla liga-desliga rapidamente, as luzes se acendem para mostrar em que modo o acessório está operando: no diurno, as luzes de notificação se iluminam uma a uma, enquanto no noturno elas se alternam entre uma e duas luzes acesas.

A autonomia ficou dentro da prometida pela Sony, de quatro a cinco dias. O smartphone emite um alerta quando a bateria do Core está acabando com antecedência — de cinco a seis horas antes do pequeno gadget apagar. A recarga é rápida, feita com um cabo microUSB convencional.

Prós:

  • Preço acessível em relação a concorrentes;
  • Funciona com aparelhos Android de outras marcas, além da Sony;
  • Em conjunto com um aplicativo, registra as atividades em redes sociais no smartphone.
  • À prova d’água

Contras:

  • Não tem nenhum painel, logo não mostra as horas ou outras notificações;
  • Não tem sensores específicos, como de frequência cardíaca;
  • Aplicativo Lifelog não tem versão para web.
smartband - pulseira inteligente

Lifelog:

Simpático, o aplicativo Lifelog é simples como a SmartBand. Na tela inicial encontramos uma espécie de linha do tempo, que mostra em uma animação cada dia registrado. É só dar play para ver como está sendo ou foi o seu dia. Logo abaixo, está um painel com os dados que são coletados pelo dispositivo.

Com dois toques na tecla de liga-desliga um bookmark é anotado. Uma notificação aparece na tela do smartphone para que o usuário possa escrever uma nota sobre o que gostaria de lembrar mais tarde. Logo depois vem a anotação das calorias queimadas, em exercício e passivas, os passos dados, as horas de caminhada, seguida pelas horas de corrida. Tudo isso é calculado com base no GPS e nos dados de peso e altura que o usuário fornece assim que instala o aplicativo.

Na linha de baixo estão as horas de sono, com dados de quanto tempo de sono profundo, leve e acordado, tempo gasto em redes sociais e comunicações em geral – Facebook, Instagram, Gmail e WhatsApp, por exemplo –, número de fotos tiradas e vistas, minutos de música escutado e tempo gasto em vídeos. Na terceira e última linha aparecem as horas jogando – desde que conectado a PlayStation Network, é claro – , de leitura e de pesquisa na internet.

É importante dizer que para cada atividade que o Lifelog registra é possível definir metas e que o aplicativo contabiliza os dados por dia, semana, mês e ano. Também é possível ver as distâncias percorridas em um mapa.

smartband - pulseira inteligente


*Use com o app Lifelog




  • http://rfuahruahr Vinicius

    Pega no Moto G segunda geração ? pelo bluetooth?

  • http://ebaeba PEDRO

    Bom dia, é um otimo produto porém a compra dele separadamente é um escandalo de caro. Aconselho a comprar usado em aplicativos como OLX, hoje irei comprar a minha por 70 reais e nunca foi usada pela pessoa, mas ela nao gosta, mesmo eu tendo duvidas pois uso o Moto G segunda geração, nao riem de mim rs
    Eu irei comprar pelo fato de ser muito barata e ter grande procura.