Search

Sobre as pulseiras inteligentes e fitness – Nike, Jawbone, Sony e outras

Sobre as pulseiras inteligentes e fitness – Nike, Jawbone, Sony e outras

As pulseiras inteligentes podem ser grandes aliadas para otimizar o seu tempo e melhorar a sua produtividade e qualidade de vida, seja no trabalho, no esporte ou nas atividades corriqueiras do dia a dia.

Podemos definir a pulseira inteligente como dispositivos vestíveis que ajudam atletas profissionais a medirem a eficácia de seus treinos, ou simplesmente para pessoas comuns que praticam esportes e exercícios a levarem uma vida saudável.

São conhecidas também como smartbands, pela sua função: monitorar e contar de forma precisa os gastos de calorias ingeridos pelo organismo e a frequência e intensidades dos treinamentos. Alguns modelos mais completos, incluem inclusive o monitoramento dos batimentos cardíacos.

pulseira inteligente nike fuel band

A pulseira fitness por exemplo, é a pulseira inteligente que pode ajudar o usuário, no dia a dia, a perder peso, correr, praticar exercícios na academia ou ao ar livre, de maneira saudável. A pulseira fitness monitora exercícios, quantidade de água ingerida ou até mesmo quantas calorias foram gastas por você durante o dia. Se escolher por pulseiras mais desenvolvidas e com mais tecnologia, pode-se ter também conhecimento sobre o batimento cardíaco, quantos passos você dá diariamente ou também a qualidade do seu sono.

Essas informações que as pulseiras inteligentes carregam são armazenadas e posteriormente são sincronizadas e apresentadas em uma espécie de relatório no seu celular ou tablet. Além de poder informar sobre batimentos cardíacos e pressão arterial durante a prática da atividade. A Smartband, por exemplo, que foi desenvolvida pela Sony serve para todos os tipos de atleta, desde os iniciantes até os atletas de alto desempenho que podem monitorar suas competição de forma bastante eficaz com uso de pulseira inteligentes. É relativamente comum ver alguns deles treinando com pulseira fitness.

Se você é uma pessoa distraída e esquece a hora do treino ou até mesmo uma reunião importante de trabalho, comprar a smartband também é uma escolha viável!  A pulseira possui outras funcionalidades como sincronizar alarmes, compromissos e emails importantes. A pulseira inteligente avisa toda vez que entrar um email importante do seu chefe ou quando você receber uma ligação importante.  Ou seja, além de motivacionais, otimizam e ajudam na organização e gerenciamento da sua rotina.

 

 

Conheça as 6 funções comuns às pulseiras inteligentes, quando integradas aos aplicativos:

 

  • Medir o sono: captura informações como o tempo de sono, se ele foi pesado ou leve e quantas vezes  o usuário acorda durante a noite;
  • Alimentação: apesar de ter que adicionar manualmente o que você come, claro. Há uma base de dados com informações nutricionais e das calorias, até das próprias embalagens;
  • Ânimo (Mood): ao definir o seu ânimo diário, você consegue descobrir como a dieta influencia no seu humor;
  • Objetivos (Goals): objetivos de sono e exercícios definido pela National Sleep Foundation (8 horas) e World Health Organization (10 mil passos);
  • Alarmes e Alertas: é possível configurar alertas de ociosidade e alertas em horários específicos nas pulseiras inteligentes. Pode ser bom para quem tem sono pesado e para não esquecer dos compromissos com a saúde ou até mesmo profissionais;
  • Team: Funciona até como uma forma de motivação ao comparar resultados com amigos que também possuem a pulseira fitness. Você pode adicioná-los ou procurar por localização. É possível ainda compartilhar resultados de exercícios via Facebook e Twitter ou outras redes sociais;

 

Vestindo as melhores pulseiras inteligentes

 

Pulseira inteligente Nike

pulseira fitness nike fuelband

A Nike está sempre inovando quando o assunto é esportes e atividade física.  Uma novidade é a pulseira inteligente fitness Nike + Fuel Band, que sincroniza os dados coletados com o seu celular, gerando relatórios de desempenho, os quais você poderá inclusive comparar com o de seus colegas de treino. A FuelBand é  a pulseira inteligente Nike mais procurada do mercado de pulseira fitness.  

 

Sobre a Nike Fuel na pulseira Nike

 

A pulseira Nike é uma pulseira fitness inteligente que monitora e mede os movimentos diários das pessoas, a fim de ajudá-las a terem mais saúde e a se movimentar mais. As atividades são medidas através de uma nova métrica chamada Nike Fuel: quanto mais ativo você for, mais você ganha Nike Fuel.

Projetada para ser usada  durante 24 horas, a pulseira fornece informações através de um display de LED.  Os quatro indicadores são: tempo, calorias, passos e NikeFuel, uma pontuação que atribui pontos iguais independente do biotipo do usuário.

Para quem deseja perder peso, uma boa dica dada pela fabricante é definir metas diárias, determinando o quanto de NikeFuel querem atingir. A pulseira fitness Nike + FuelBand exibe uma série de 20 luzes de LED que variam a cor conforme o usuário vai  se aproximando de seu objetivo. Através de um aplicativo gratuito, você poderá sincronizar a sua pulseira Nike com o celular e acompanhar o progresso de suas atividades físicas diariamente.

 

pulseira nike

 

Design da pulseira Nike

A pulseira inteligente Nike tem um design moderno e  acabamento suave em preto fosco. No interior do FuelBand, as luzes podem ser em amarelo, rosa ou vermelho Também  funciona como relógio, ao mostrar as horas no display.

Na parte de trás, a pulseira inteligente possui uma pequena tela em LED  que avisa quantos pontos ainda serão necessários para o usuário atingir a sua meta diária.

A pulseira inteligente da Nike é resistente à água, o que significa que pode ser usada em corridas na chuva ou banhos. Mas não é a prova d’água, ou seja, não pode ser levada para atividades aquáticas, como natação, por exemplo.

A pulseira vem com um extensor de ajuste ao pulso e é disponível nos tamanhos P, M e G.

 

Funcionalidades da pulseira Nike

 

A FuelBand possui as funcionalidade de monitorar a quantidade de passos, além de enviar feedbacks sobre as calorias queimadas e a qualidade dos exercícios. Para isso, a Nike criou o Fuel Points (pontos de combustível), medida usada para aferir as atividades.

Existe ainda outra funcionalidade que estimula a prática de exercícios, além de monitorar a qualidade do sono. Através do aplicativo do celular, você poderá personalizar a sua pulseira e classificar o grau de dificuldade dos exercícios,  e ainda, terá acesso a relatórios de desempenho que poderão inclusive ser comparados com o de seus colegas de treino.

 

Pulseira Inteligente Sony SmartBand SWR10

pulseira sony

Por enquanto, a principal pulseira inteligente Sony que utiliza a tecnologia Core é a SmartBand SWR10. Esta pulseira funciona como um assistente de atividades físicas. Assim que a pulseira é colocada no pulso, ela já começa a coletar informações referentes aos seus esforços físicos.

A pulseira inteligente Sony faz jus ao seu nome. Pois informa não apenas aspectos relativos à saúde, mas também dados completos referentes à rotina diária: modo de dormir, movimentos realizados, passeios com amigos, fotos, informações sobre o tempo e até quais meios de comunicação foram utilizados por você no espaço de um dia.  

O aparelho também  avisa através de vibrações se você recebeu mensagens ou ligações no seu celular e nas redes sociais. Ideal para quem está aguardando um compromisso de trabalho ou uma ligação importante. A pulseira é conectada ao smartphone através de NFC e Bluetooth e, por meio de  sensores, registra as movimentações realizadas pelo usuário ao longo do dia, que poderão ser apresentadas no tablet ou no seu celular através do aplicativo Lifelog. Esse aplicativo capta todas as informações coletadas pela pulseira e a transforma os  dados em gráficos e números.

A pulseira inteligente sony tem o certificado IP58 que garante proteção contra poeira e entrada de água. E uma dica: como a pulseira é um acessório pessoal, cuidado ao emprestá-la. Se emprestar, procure resetar a sua smartband, para que a outra pessoa não tenha acesso a informações mais específicas.

 

 

Design da pulseira inteligente Sony SmartBand SWR10

O design  é simples e confortável, com um dispositivo muito leve, que pesa apenas 20 gramas.O fechamento da pulseira e simples. Essa pulseira não apresenta visor, mas sim, 3 LEDs de um lado que vibram conforme as informações recebidas.  

A conectividade é a melhor e a vida da bateria é bastante aceitável e tem excelente resistência. É simples, mas funciona perfeitamente, com grande precisão e variedade nas aplicações.

 

Mais sobre a pulseira inteligente Sony SmartBand

 

A Sony SmartBand é a pulseira inteligente da Sony que vai muito além de fornecer somente informações sobre a sua saúde. Esta pulseira vem inclusa no aparelho Sony Xperia Z2, mas também é vendida separadamente. O acessório SmartBand mesmo, é um dispositivo bem pequeno, que vem alocado dentro da pulseira e pode facilmente ser conectado a qualquer smartphone android.

Por enquanto, a principal pulseira inteligente sony que utiliza a tecnologia Core é a SmartBand SWR10. Esta pulseira funciona muito mais que um simples assistente de atividades físicas, que assim que é colocada no pulso, coleta informações sobre os exercícios feitos pelo corpo e envia dados por notificações. Ela registra atividades de sua rotina diária, que inclui quantidades de calorias ingeridas, qualidade do seu sono e até mesmo quais meios de comunicação você utilizou naquele dia.

Por ser discreta, esse modelo de pulseira inteligente Sony pode ser usado normalmente como uma pulseira de borracha convencional. A bateria costuma durar de 4 a 5 dias, conforme o uso.

Além de tudo isso, a pulseira inteligente Sony também avisa por sinais de luz ou vibrações, quem ligou para o seu celular, se há mensagens para responder e até o que falta para ser consultado nas suas redes sociais.  Outras possibilidades são trocar de músicas e utilizar apps de terceiros.

 

pulseira inteligente sony

 

Pulseira inteligente Sony SmartBand 2

A sua versão mais moderna, a Sony SmartBand2,  também  emite informações por luz e vibração e, se conectada ao app Lifelog, transmite todos esses dados direto para o celular. Além disso, esse novo modelo é uma pulseira com monitor de batimento cardíaco, que também controla os níveis de estresse de seu usuário. Permite, dessa forma, verificar a sua pulsação, mesmo você estando parado ou sentado.

pulseira fitness sony smartband 2

O alerta de vibração através da luz LED permite saber se uma mensagem foi recebida e de acordo com o tipo de cor que você escolher, você poderá saber se quer ou não atender. Através do aplicativo Lifelog, você poderá verificar também eventos e fotos e ver como estas influenciam no seu nível de estresse.

E não para por aí não! Essa versão 2.0 da pulseira inteligente da Sony ainda funciona como controle remoto do celular e despertador. Também ajuda a monitorar o sono e acorda o usuário na hora certa.

 

 

Design da pulseira inteligente Sony Smartband 2

pulseira fitness sony smartband 2 branca

 

Seu design ergométrico e silicone suave faz com que a SmartBand 2 seja tão confortável e discreta que você pode usá-la em diferentes ocasiões, seja em uma festa ou no ambiente de trabalho. Você pode ainda  mesclar as cores de sua pulseira (preta, azul, branca e rosa) de acordo com o seu estilo. A bateria da pulseira inteligente chega a durar até dois dias e roda nos dispositivos Android 4.4 (KitKat) ou iOS 8.2. Vale a pena comprar e experimentar a Smartband 2. Comprou? Compartilhe as suas opiniões aqui nos nossos comentários!

 

Pulseira inteligente Jawbone

A pulseira inteligente Jawbone up é a pulseira fitness indicada para quem precisa medir a quantidade de passos dados, calorias queimadas e até mesmo monitorar a sua qualidade de sono.  O principal diferencial da pulseira não está no modelo em si, mas  sim, nas possibilidades oferecidas pelo aplicativo compatível com a smartband. É possível até mesmo registrar alimentos ingeridos e definir o seu humor após comê-los, permitindo uma configuração avançada e maior precisão nas informações disponibilizadas pelo aparelho. A Jawbone up, a exemplo de suas concorrentes, também possui funções de monitoramento do sono, contador de passos e informações sobre quantas calorias o seu corpo queimou. A bateria dura cerca de uns 10 dias.

 

Pulseira inteligente Jawbone Up2

Super prática, pode ser usada presa à roupa. A pulseira fitness Jawbone Up2  informa a quantidade de passos, monitora o seu sono, além de sincronizar todos os seus dados com o seu smartphone. O seu diferencial em relação a outras pulseiras inteligentes é contar com um alarme inteligente, avisar quando o seu corpo estiver ocioso e, principalmente, se você já estiver muito tempo sem caminhar ou na frente da televisão, por exemplo.

Para monitorar se você está realmente levando a sério os seus exercícios, você pode criar metas na Jawbone Up2, além de regular o seu tempo de sono no aplicativo. Esses dados, a médio e longo prazo, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e ter uma prática mais saudável na alimentação e exercícios diários.

A bateria também tem uma boa duração – de até seis meses- podendo ser substituída depois. Seu design simples e clássico pode ser usado com aplicativos para Android ou iOS que reúnem e exibem as informações de forma organizada.

 

Design da pulseira fitness Jawbone Up2

 jawbone up2

A Jawbone Up2 é pequena e leve. Resistente à água (não à prova d’água, é bom destacar). Pode ser usada em uma corrida com leve chuva. Porém deve ser evitada para esportes aquáticos como natação, por exemplo.

As pulseiras inteligentes  Jawbone  UP2, assim como os modelos UP3 e UP4 não apresentam tela, mas sim luz LED que varia conforme o modo diurno (monitora a quantidade de passos diários), modo noturno (monitora o sono), e o modo que recebe notificações do app UP para smartphones Android, iPhones e iPads. Para alternar entre os modos basta pressionar a pulseira.

 

E depois de uma semana e meia, a pulseira inteligente Jawbone UP2 ainda envia um relatório personalizado sobre seus hábitos noturnos, dando dicas para melhorar o seu sono. Segundo a empresa, o aplicativo Smart Coach começa a analisar os seus dados desde o primeiro dia de uso da pulseira. Depois de alguns dias, a pulseira apresenta dicas de como deve ser a frequência de seus passos, para que você caminhe e evolua ainda mais.

Já o aplicativo Up só envia relatório depois de uma semana e meia de uso da pulseira e informa sobre hábitos do sono, além de dicas sobre uma boa hora para descansar e o tempo necessário.

Como não há conexão constante com um smartphone, a bateria da Jawbone Up2 dura bastante. O carregamento acontece por meio de um  gadget que transforma o P2 em um micro cabo USB que pode ser ligado em  qualquer computador.

 

Pulseiras inteligentes Jawbone Up3

 jawbone up3

Esse novo modelo  da  pulseira inteligente foi totalmente reformulada pela Jawbone. A versão apresenta todas as funcionalidades do modelo anterior, como monitoramento dos passos, informações sobre o sono e treinamentos inteligentes, com o diferencial de ser uma pulseira com sensor que informa o batimento cardíaco de seus usuários.

Os sensores da Jawbone Up3 poderão detectar a taxa de respiração e de hidratação ao ter contato com a pele do usuário. Já os sensores de monitoramento do sono foram atualizados e através do aplicativo Smart Coach, a pulseira cria dicas para que a rotina do sono melhore, além de possuir um alarme inteligente que acorda no momento propício.

Em relação a prática de exercícios, qualquer atividade é catalogada pela pulseira inteligente, que informa exatamente quantas calorias foram gastas.

 

 

Pulseira fitness Jawbone Up4

Mais cara, a pulseira inteligente Jawbone Up4, que tem como principal funcionalidade um sensor de NFC (Near Field Communication – tecnologia que permite a troca de informações sem a necessidade de cabos ou fios), que permite em parceria com a American Express, que a pulseira seja usada até como cartão de crédito.

jawbone up4

Basta aproximar seu pulso de um terminal NFC da Amex e é feita a transação. Não temos informação sobre esta função da pulseira fitness no Brasil.

 

Resumindo: Quais as vantagens de usar as pulseiras inteligentes

 

Hoje encontramos no Brasil diversos modelos de pulseiras inteligentes de qualidade e preços variados. Antes de comprar uma, você deve verificar se ela servirá para o seu propósito: perder peso, nadar, correr, melhorar a qualidade da alimentação ou ter uma noite de sono melhor. Como falamos no artigo, elas possuem outras funções não relacionadas à saúde, que também devem ser levadas em consideração no momento da compra da sua pulseira inteligente.

Outro ponto a se ter na mente, antes de escolher um modelo de pulseira fitness é sobre a atualização do aparelho. Pense na vida útil da pulseira, em vista das constantes atualizações de celulares e sistemas operacionais.

Desenvolvidas principalmente para o monitoramento de atividades, as pulseiras inteligentes são ideais para  esportistas ou pessoas que gostam de praticar esporte para manter a saúde em dia.  

Você deve ter em mente também, que as algumas smartband possuem funções específicas e não possuem visor. Funcionam através de bluetooth ou de NFC com um smartphone e seus dados são lidos através de aplicativos, que podem ser baixados de graça no celular.

Uma boa razão para comprar é que para quem gosta de praticar exercícios por longas horas, pois esses gadgets possuem bateria com duração muito superior ao dos relógios inteligentes e a dos celulares.

Selecionamos 4 pontos que fazem das smartband uma ótima opção para quem pratica esporte:

1) Praticidade

Assim como os  aplicativos para celular oferecem métodos para monitorar exercícios,  as pulseiras inteligentes também auxiliam quem quer perder peso ou praticar exercícios físicos. Com a diferença de serem mais práticas e seguras ao se colocar no pulso, na nossa opinião.

Por exemplo, como você irá correr com um smartphone no bolso? Pois então, a pulseira inteligente é muito mais prática, não é mesmo?! Além de, muitas vezes, mais completa, pois informa os batimentos cardíacos na hora, por exemplo.

Confira os prós e contras das pulseiras inteligentes para fitness:

Prós:

  • Leves, confortáveis e fáceis de usar. Além de possuírem um design arrojado e praticidade na hora de praticar a atividade física;
  • Baterias com grande vida útil;
  • Monitoram o sono (algumas delas), gerando relatórios de melhorias;
  • Compatibilidade com os aplicativos de smartphones e sistema operacional Android e IOS;
  • Os preços são mais em conta se comparados aos relógios inteligentes.

 

pulseiras inteligentes comprar

 

Contras:

 

  • Funções smart muito limitadas focando apenas em monitoramento de calorias ingeridas, contagem de passos e checagem da qualidade do sono;
  • Telas simples e monocromáticas. As telas precisam ser mais coloridas e com melhor resolução (nossa opinião);
  • Precisão irregular em caminhada, atividades de rotina e ciclismo. Em relação à sua principal função – a medição de distâncias, passos e calorias consumidas – os resultados foram bons, mas pecam algumas vezes;  
  • Dificuldade de inserir manualmente informações sobre comida e bebida ingeridas (exceto modelo Jawbone);
  • Dependem dos smartphones para que o usuário possa ler as informações coletadas.