Search

Simband da Samsung apresenta evolução na saúde digital móvel

Simband da Samsung apresenta evolução na saúde digital móvel

Ontem a Samsung revelou ao mundo um projeto muito ambicioso e que promete ser uma considerável evolução dos dispositivos vestíveis (wearables), resumidos até então a míseros contadores de passos.

A Simband não é um smartwatch e sim uma pulseira que reune diversos sensores modulares que podem ser combinados para monitorar diferentes sinais vitais do corpo. Neste momento não é sequer um produto comercial e o protótipo apresentando na conferência se assemelha muito ao Gear S.

samsung-simband-detalhe

O grande diferencial deste projeto é o fato da Samsung estar considerando-o um dispositivo de pesquisa voltado a startups e desenvolvedores que queiram criar hardwares e softwares baseados nessa tecnologia.

A Simband é equipada atualmente com seis sensores (passos, batimentos cardíacos, pressão sanguinea, temperatura da pele e suor) e graças a sua forma modular, os desenvolvedores podem combiná-los do seu jeito ou até mesmo adicionar seus próprios sensores. Juntos são capazes de monitorar, combinar dados e gerar diagnósticos em um nível de detalhamento surpreendente.

Confira abaixo a Simband em funcionamento



A página inicial do protótipo apresentado possui 3 funções principais: trends (dados), monitor e spot check. O trends exibe todos os seus dados coletados ao longo do tempo em uma timelime e permite visualizar a alteração das métricas ao longo do dia ou da semana por exemplo. O monitor ativa os seis sensores e exibe na tela todos os sinais vitais coletados em tempo real. Já o spot check permite “tirar um retrato” do seu batimento cardíaco em compará-lo com medições anteriores, bastando para isso pressionar a pulseira contra o punho durante 20 segundos.

A interface exibida é muito amigável porém é possível compartilhar os dados através de bluetooth ou wi-fi com outros dispositivos ou enviá-los pela internet.

A Apple está planejando o lançamento de seu tão aguardado Apple Watch para o início de 2015 mas será ainda um produto muito básico em sua primeira versão. A Samsung está fazendo muito bem a lição de casa, atuando no mercado de saúde digital móvel há pelo menos 2 anos e experimentando sem medo de errar. Além disso, tem se mostrado ser de verdade uma empresa inovadora, indo além do trivial e criando produtos realmente diferenciados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *