Search

Aplicativos para parar de fumar funcionam? Estudo mostra que sim!

Aplicativos para parar de fumar funcionam? Estudo mostra que sim!

Essa dúvida está presente em todas as pessoas que iniciam o processo de parar de fumar com a ajuda de aplicativos.

Porém em 2014, no dia 06 de novembro, foi comprovada a eficiência dos aplicativos em ajudar os fumantes a parar de fumar.

O estudo foi feito pelo Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson e mostra que os usuários de aplicativos têm entre 2.5 e 3 vezes mais chances de parar de fumar do que aqueles que tentam parar por conta própria. Depois de ver os resultados, foi emitida uma licença exclusiva para a tecnologia de Fred Hutch com o objetivo de distribuir aplicativos nas mãos de milhões de fumantes que desejam parar de fumar.

“Este é um grande negócio”, explica Brandon Masterson , CEO da 2morrow (empresa desenvolvedora de apps). Ele afirma que a mHealth (Mobile Health – Saúde Móvel) tem um desafio com o avanço da tecnologia, porque a tecnologia ultrapassou a pesquisa. Com o estudo foi comprovada a eficácia de aplicativos no auxílio aos fumantes e foram descobertas ações que realmente funcionam no combate ao cigarro. A cooperação com cientistas como o Dr. Jonathan Bricker, um psicólogo pesquisador sobre cessação do tabagismo tem elevado os estudos, com novas descobertas a cada dia. Deixando o trabalho para os desenvolvedores poderem materializar as descobertas em novas tecnologias e atingir milhões de pessoas.

O aplicativo com programa completo disponível em smartphone é atraente para quatro em cada cinco fumantes que dizem preferir a privacidade e conveniência de um programa baseado em app e guia personalizado. Os participantes também podem ganhar um certificado de conclusão que pode poupar dinheiro em prêmios de saúde com alguns convênios. Atualmente, menos de 5 % dos fumantes usam programas baseados em evidências concretas. Existe um grande potencial para atingir mais fumantes com um aplicativo móvel, o que é atraente para programas estaduais, planos de saúde e empregadores.

“Estamos sempre buscando ferramentas inovadoras para ajudar as pessoas a viver a vida de maneira mais saudável” afirma David Young, CEO da Vivacity. Empresas estão usando a tecnologia mobile para entregar programas com evidências de sucesso para consumidores que gostariam de parar de fumar. O sucesso comprovado através de testes clínicos diferencia esses aplicativos dos demais, vez que atualmente é raro aplicativos terem sua eficiência comprovada em estudos.

Após a realização do estudo, diversas empresas intensificaram os investimentos em aplicativos mobile para auxiliar a parar de fumar, e já obtém resultados inspiradores. Foi feito um estudo com 200 fumantes que tentavam abandonar o vício, os que utilizaram o aplicativo lançado recentemente (com informações decorrentes de estudos comprovados) obtiveram 60% mais chances de parar de fumar do que os fumantes com aplicativo defasado.

Espera-se que mais empresas invistam em estudos e aplicativos após a eficiência comprovada nesse primeiro estudo.

plicativo para parar de fumar

Veja aqui aplicativos que selecionamos para parar de fumar.




One thought on “Aplicativos para parar de fumar funcionam? Estudo mostra que sim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *